Usamos cookies para melhorar a experiência online. Ao usar o nosso site concorda com estes cookies e a nossa política de privacidade. Ler mais |

Portugal - A consciência empresarial e o desafio digital

Quinta, 10 Novembro 2016

O ano 2016 está marcado pela tomada de consciência a nível empresarial do desafio do Digital.

 

O termo Digital Transformation ou Revolution surge para caracterizar o processo de evolução e transformação das empresas, tirando partido das oportunidades criadas pelas profundas alterações sociais e tecnológicas (informação em tempo real, mobilidade, redes sociais, cloud computingbig data).

 

Esta evolução mantém o foco principal na criação de valor, procurando tirar partido dos aceleradores de inovação para o aumento da sua rentabilidade e sustentabilidade na nova economia digital

 

Terá esta revolução/evolução chegado a Portugal?

 


 

Podemos encontrar uma parte da resposta no estudo sobre economia digital em Portugal para 2016, realizado entre a ACEPI e a IDC e no qual destaco os seguintes pontos:

 

- 70% dos portugueses usam atualmente a Internet, chegando aos 85% da população até 2020;

- 2,7 milhões de pessoas efectua compras online, o que corresponde a 2,9 mil milhões de euros em compras B2C;

- No comércio B2B e B2G, o mercado valeu 47 mil milhões de euros, prevendo-se que atinja os 85 mil milhões em seis anos;

- Apenas 30% das empresas portuguesas tem uma presença online;

- Apenas 10% tem loja online.

 

Podemos então concluir que os consumidores já são bastante sofisticados no que à utilização do digital diz respeito, mas as empresas ainda têm um longo caminho a percorrer, nomeadamente as de menor dimensão que parecem ter ficado paradas no tempo, não estando ainda a aproveitar as oportunidades criadas pela economia digital.

 

Apesar deste processo se ter iniciado há cerca de dez anos, o mercado continua em transformação acelerada. Apenas as empresas que tiverem a visão para investir em ferramentas e estratégias que contemplem o digital conseguirão manter-se competitivas e crescer.

 

A Web Summit neste particular é uma oportunidade única, não apenas para start-up´s, empresas ligadas a tecnologia ou o turismo de Portugal, mas essencialmente para acelerar esta mudança de consciência empresarial.

 

Inovar e investir são por isso obrigatórios!

Ou se preferir entre em contacto connosco através do (+351) 214 002 519 geral@growvox.com

Quer fazer um checkup de SEO gratuito ao seu site?
Nós ligamos
Subscrever newsletter