Certamente que já deve ter notado, ao navegar em certos websites, a informação de “Inseguro”, “site não seguro” ou “i”, fornecendo a indicação de “Ligação não segura”.
A implementação de Certificados de Segurança (SSL) permitem um aumento da privacidade e da confidencialidade dos visitantes. Isto porque criam um canal de segurança entre o browser e o servidor Web, uma vez que a informação é encriptada, não podendo ser visualizada ou consultada por terceiros.
De referir que os principais browsers têm optado pela adoção de política mais agressiva no que respeita ao acesso a informação não confiável, uma vez que os mesmos apresentam mecanismos passíveis de uso fraudulento e usurpação por terceiros.
Desde 24 de julho 2018, o Chrome passou a identificar como “Não Seguros” todos os websites que não tenham implementado um Certificado de Segurança SSL. Com o lançamento do Chrome 68, o browser da Google passou a emitir um aviso a indicar que o website é inseguro, impedindo o carregamento do mesmo. Por isso, os websites que apresentem ligação HTTP em vez de HTTPS estão a ser penalizados. Esse alerta gera desconfiança por parte dos visitantes, podendo ter um impacto direto nas visitas e vendas.
Porque é que o seu website deve ter SSL?
– Aumenta a segurança na navegação web, garantindo ao visitante que a informação trocada entre o website e o browser é segura;
– Confere uma experiência de navegação mais segura aos visitantes do seu website (níveis de segurança superiores).
– Melhoram os rankings do website nos motores de busca (SEO);
– Validam os domínios e subdomínios;
– É também um dos requisitos necessários para que alcance a conformidade no âmbito do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).
Se o seu website ainda não tem um certificado SSL, não espere mais, avance já e evite ser penalizado.